visita

 

A importância da visita para uma recuperação mais rápida e tranquila


O serviço de clínica médica de um hospital percebeu que certo paciente não estava recebendo visitas. Ele reagia pouco aos tratamentos. A assistente social da equipe de cuidados identificou que sua família morava distante. A equipe, então, procurou contatá-la.

 

Certo dia, chegaram para visitá-lo seis pessoas da família, vindas de um estado distante. Pela portaria, a equipe foi informada da presença dos familiares, que tinham pouco tempo para visitar o paciente. Foi então permitida a entrada de todos os familiares. O hospital já tinha se preparado para acolher casos especiais e todos os funcionários mantinham um olhar atento a essas situações. Depois desse fato, o estado de ânimo do paciente mudou, refletindo uma resposta clínica ao tratamento. A adoção dessa postura flexível trouxe mais satisfação para toda a equipe do hospital, que passou a ver de uma forma mais integral as necessidades do paciente.

 

As visitas são momentos de distração onde os pacientes esquecem seus problemas, mesmo que temporariamente. Evidenciou-se que a maioria dos visitantes são familiares e/ou amigos. Esses trazem notícias do que está acontecendo lá fora reavivando no paciente o seu sentimento de pertença.O recebimento de visitas, significa a continuidade do seu viver cotidiano e, para muitos pacientes, o entrelaçamento de seus elos com o mundo fora do hospital, além do aspecto afetivo e emocional, contribuir para uma redução do grau de ansiedade do paciente.

 

A vista em nosso Hospital nas enfermarias SUS acontecem de terça a domingo, das 14h30min às 15h30min, sendo permitida a entrada de 2 visitantes por paciente, alternando durante o período de visita.

 

Nas enfermarias particulares a visita acontece diariamente de 9h às 19h, sendo permitida a entrada de 2 visitantes por paciente, alternando durante o período de visita.

 

Na Emergência Clínica as visitas são de terça a domingo das 15h30min às 16h, sendo permitida a entrada de 2 visitantes por paciente.

 

Não é permitida a entrada de visitantes menores que 14 anos.

 

- Créditos / referências

https://propesp.furg.br/anaismpu/cd2009/cic/saude/1339-1718-1-SM.pdf

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/visita_acompanhante_2ed.pdf

http://www.amigosdohu.org.br/site/wp-content/uploads/2014/09/Informativo_AAHU-pronto3.pdf