VT Science - шаблон joomla Mp3
  mepes@mepes.org.br
  (28) 3536-1151

 

Curso de Capacitação das Agentes Comunitárias de Saúde

 

Durante o período de 04 a 09 de Setembro foi realizado em Anchieta a Capacitação Pedagógica dos facilitadores do Curso de Formação Inicial de Agentes Comunitários de Saúde.

O Curso de Capacitação das Agentes Comunitárias de Saúde será realizado em Parceria com a SESA-Secretaria de Estado da Saúde e ESESP-Escola Estadual de Serviços Públicos e com a articulação da Vice Governadoria do Estado. Esta parceria vem sendo construída a quase dois anos e prevê a capacitação de 374 Agentes Comunitárias de Saúde-as, distribuídos em 12 cursos com um total de 400 horas. O programa foi iniciado na semana passada com o Curso de formação dos Instrutores dos cursos que atenderão 20 Municípios do estado, que são: Anchieta, Iconha, Alfredo Chaves, Marataízes, Alegre, Vargem Alta, venda Nova do Imigrante, Afonso Claudio, Laranja da Terra, Santa Maria de Jetibá, Vitória, Colatina, Governador Lindenberg, Marilândia, São Roque de Canaã, Pancas, Barra de São Francisco, Agua doce do Norte, Nova Venécia, Boa Esperança.

Tanto os instrutores, quanto os cursistas são enfermeiros ou técnicos de enfermagem que estão trabalhando no poder público Municipal na Estratégia da Saúde das Famílias em sua maioria efetivados. A seleção dos instrutores, assim como dos cursistas foi realizada pela SESA em conjunto com os Municípios (secretarias municipais de saúde).

O total de recursos a ser repassado pela SESA ao MEPES para a realização deste programa é de R$ 639.635,15 para custear formação pedagógica dos docentes, pagamento dos instrutores, materiais didáticos pedagógicos, materiais e serviços administrativos. Como previsto no projeto este programa será coordenado por uma equipe de 03 pessoas (uma pessoa da SESA-Belinha, uma pessoa da ESESP- Thauan e uma pessoa do MEPES-Igor Vetorazi), sendo que o Igor que foi contratado temporariamente (até final do projeto- fevereiro/19) pelo MEPES para fazer a coordenação gestão administrativa do programa.

Para o MEPES a realização deste programa de capacitação das agentes comunitárias de saúde representa o resgate e fortalecimento da sua visão focada na educação em saúde, da saúde social comunitária.

Os cursos nos Municípios já iniciam nesta semana e o coordenador Igor estará até sexta acompanhando os municípios da região Noroeste do Estado