VT Science - шаблон joomla Mp3
  mepes@mepes.org.br
  (28) 3536-1151

O Centro de Formação e Reflexão foi criado em 1971 com a finalidade de assegurar os princípios filosóficos e pedagógicos do MEPES.

Destina-se, sobretudo, aos operadores dos diversos setores do Movimento, ou seja, educação, saúde, creches e administrativo.Em sua metodologia, busca conjugar a prática com a teoria, propiciando em seu cotidiano o desenvolvimento de um trabalho que possa atender os aspectos formativos de seus operadores e, ao mesmo tempo, seja coerente com os princípios genuinamente mepianos. Por isso, é sua meta e seu grande desafio manter VIVA a chama do IDEAL MEPIANO.

Desde a sua criação, o Centro de Formação e Reflexão traz em sua trajetória uma vasta experiência de intercâmbio e formação de pessoas para atuarem em diferentes instituições que se preocupam com o/a homem/mulher do campo e com a educação popular. Daí a sua abrangência e importância na construção de Parcerias e na diversidade de atores na Formação, tais como: educadores/monitores, famílias, lideranças de associações e outros. Emprega a já clássica metodologia Ação – Reflexão e Ação Transformadora, tendo como objetivo a formação da consciência crítica, da luta pela conquista da plena cidadania e na busca da transformação da realidade em que está inserido.

Dentre os princípios norteadores podemos elencar:
 
•    Difundir a filosofia e a mística do MEPES em todas as suas ações a fim de garantir aos envolvidos nesse projeto unidade e compromisso;

•    Promover parcerias com o objetivo de buscar ações concretas e integradas para o desenvolvimento rural sustentável;

•    Propiciar à família do campo uma vida digna capaz de sua realização sócio-profissional, resgatando os seus valores culturais, aberta ao transcendente, e harmonia com a natureza e solidariedade humana para o exercício da cidadania;

•    Proporcionar elementos de reflexão que possibilitem compreender a realidade em que vivemos, tendo em vista a promoção humana e o desenvolvimento do meio rural, atendendo as diversas necessidades, por meio da Pedagogia da Alternância;

•    Ser um espaço aberto e atuante para a formação continuada individual e grupal, em sua sede e outros locais.