Imprimir

link

 

O Centro de Formação e Reflexão foi criado em 1971 com a finalidade de assegurar os princípios filosóficos e pedagógicos do MEPES.

Destina-se, sobretudo, aos operadores dos diversos setores do Movimento, ou seja, educação, saúde, creches e administrativo.Em sua metodologia, busca conjugar a prática com a teoria, propiciando em seu cotidiano o desenvolvimento de um trabalho que possa atender os aspectos formativos de seus operadores e, ao mesmo tempo, seja coerente com os princípios genuinamente mepianos. Por isso, é sua meta e seu grande desafio manter VIVA a chama do IDEAL MEPIANO.

Desde a sua criação, o Centro de Formação e Reflexão traz em sua trajetória uma vasta experiência de intercâmbio e formação de pessoas para atuarem em diferentes instituições que se preocupam com o/a homem/mulher do campo e com a educação popular. Daí a sua abrangência e importância na construção de Parcerias e na diversidade de atores na Formação, tais como: educadores/monitores, famílias, lideranças de associações e outros. Emprega a já clássica metodologia Ação – Reflexão e Ação Transformadora, tendo como objetivo a formação da consciência crítica, da luta pela conquista da plena cidadania e na busca da transformação da realidade em que está inserido.

Dentre os princípios norteadores podemos elencar:
 
•    Difundir a filosofia e a mística do MEPES em todas as suas ações a fim de garantir aos envolvidos nesse projeto unidade e compromisso;

•    Promover parcerias com o objetivo de buscar ações concretas e integradas para o desenvolvimento rural sustentável;

•    Propiciar à família do campo uma vida digna capaz de sua realização sócio-profissional, resgatando os seus valores culturais, aberta ao transcendente, e harmonia com a natureza e solidariedade humana para o exercício da cidadania;

•    Proporcionar elementos de reflexão que possibilitem compreender a realidade em que vivemos, tendo em vista a promoção humana e o desenvolvimento do meio rural, atendendo as diversas necessidades, por meio da Pedagogia da Alternância;

•    Ser um espaço aberto e atuante para a formação continuada individual e grupal, em sua sede e outros locais.

 

Inauguração do Auditório 26 de Abril


No dia cinco de março de 2004 foi inaugurado o “Auditório 26 de Abril” no Centro de Formação e Reflexão do MEPES, localizado na cidade de Piúma / ES.


Na ocasião estiveram presentes autoridades como os excelentíssimos vice-governador do estado do Espírito Santo, Sr. Lelo Coimbra, o Deputado Federal Renato Casagrande, os Deputados Estaduais Carlos Casteglione e Cláudio Vereza, o Prefeito de Piúma, Samuel Zuqui e o Secretário Geral do MEPES, Sr. Edival Petri.

 

O fundador do MEPES, Padre Humberto Pietrogrande esteve presente e discursou com muito entusiasmo para um auditório cheio.

 

Além do Auditório, foram entregues nesta data uma biblioteca e uma sala de informática.


foto-001.jpg foto-002.jpg foto-003.jpg

foto-004.jpg foto-006.jpg foto-007.jpg

foto-008.jpg foto-009.jpg foto-010.jpg

foto-011.jpg

 

Registros Fotográficos do CFR