VT Science - шаблон joomla Mp3
  mepes@mepes.org.br
  (28) 3536-1151

Operador de Cozinha

O operador do Setor de Cozinha ao final do curso será capaz de exercer com autonomia as boas práticas de higienização e saúde dos alimentos, segurança das práticas, conhecerá os métodos de cocção, organização do trabalho na brigada de cozinha, os equipamentos e utensílios, os termos técnicos e gastronômicos, saberá interpretar as fichas técnicas e a estruturar o menu. Terá uma boa formação cultural gastronômica e uma preparação profissional flexível e polivalente. Conhecerá os princípios nutritivos e os métodos de conservação dos alimentos. Estará apto a participar desde a elaboração do prato simples ao buffet, com cálculo de custo e consumo. O operador de cozinha receberá na sua formação orientação de postura, comportamento, ética e disponibilidade para o trabalho no setor gastronômico.


Operador de Sala e Bar

O operador do Setor de Sala e Bar, terminado o curso, estará qualificado e capaz de acolher o cliente e de assisti-lo em todos os serviços do restaurante - alimentos e bebidas. Terá uma boa formação cultural de atendimento e uma preparação profissional flexível e polivalente. Se portará com correta postura, propriedade de linguagem e comunicação adequadas às mais variadas situações inerentes ao setor. Conhecerá a estrutura de sala e bar, saberá utilizar os utensílios e equipamentos e os tipos de serviços. Estará apto a organizar a decoração de mesas, a participar da preparação, da organização e do planejamento de festas, banquetes, buffet, etc.


Operador de Recepção

O operador do Setor de Recepção, portador do diploma, é capaz de receber o cliente durante sua estadia de modo responsável e respeitando as normas vigentes. Conhecerá os termos técnicos internacionais usados na hotelaria e no turismo. Estará preparado para dar informações sobre os recursos e atrativos turísticos da região. O Aluno poderá exercer as diversas funções do setor hoteleiro nas áreas de Recepção e Governança: atendimento, reservas, camareira, porteiro e mensageiro. Estará apto: a utilizar os equipamentos de segurança e de proteção individual, arrumação, decoração e higienização dos quartos e exercer a função de recepcionista.
Áreas de Atuação Profissional

Hotéis, pousadas, albergues, campings, abrigos, colônias de férias, pensões, condomínios residenciais e de lazer, instituições esportivas, escolares, militares, de saúde, acampamentos, navios, coletividades, abrigos, para grupos especiais ou estruturas que se destinem à hospedagem, restaurantes, bares, casas noturnas, boates, quiosques, cabanas, vendedores ambulantes de alimentos, lanchonetes, refeitórios, escolas, cantinas, clubes, navios, casa de festa, cerimoniais, buffet entre outros que prestem serviços de alimentação e similares.