Imprimir

link

 

carmelia

O MEPES tem um setor que cuida da saúde na sua área de abrangência. É um setor que surgiu como resposta à necessidade de um povo que sofria com a carência de recursos para cuidar da própria vida. Nasceu com metas bem definidas e com um sistema de abordagem dos problemas da saúde muito simples, eficaz e envolvente da comunidade.

 

O Início


O trabalho que o MEPES realiza na área de saúde foi programado após pesquisas nas comunidades rurais de sua área de atuação, composta dos Municípios de Anchieta, Alfredo Chaves, Iconha, Rio Novo do Sul e Piúma. As pesquisas realizadas entre 66 e 68 revelaram claramente que os grupos humanos destas regiões tinham problemas comuns de saúde que só variavam em graus. Esses problemas incluíam: Baixo nível de saúde; atitudes e hábitos culturais prejudiciais; poucos recursos econômicos; educacionais; habitacionais; saneamento básico inexistente, pobreza de transporte e comunicações.

 

O acesso ao médico e a serviços de saúde era quase impossível. Havia apenas um médico na área, também ele comprometido com a vida política (deputado estadual). Muitos passos foram dados para a implantação do Centro Comunitário de Saúde, tendo sido os iniciais, os contatos com as lideranças das Comunidades, a formação de uma equipe de saúde, na qual se destaca o trabalho pioneiro de 3 médicos e de uma equipe que ministrava cursos volantes de culinária, alimentação e higiene; a criação, em 1970, da maternidade Anchieta, muito simples, com recursos mínimos, conforme a Comunidade podia oferecer, mas, com um grande objetivo: educação e assistência higiênico-sanitária das gestantes, das puérperas, das parturientes e recém-nascidos das áreas mais pobres. 

 

Inauguração do Hospital


Para a  eficiência do serviço sanitário-comunitário impunha-se também a conjugação dos mini-postos com um centro médico que pudesse atender aos grupos prioritários e à população em geral. Após muitos trabalhos do DAC do MEPES para a motivação das Comunidades e suas lideranças, foi feita uma longa negociação do MEPES com o Governo da Holanda (através da CEBEMO) do qual resultou um convênio que garantiu ao MEPES  parte substancial de recursos para financiamento da contrução de um pequeno Hospital. Este foi inaugurado em primeiro de março de 1975.

 

2009


Registro fotográfico do Centro Comunitário de Saúde de 2009