capa artigo aes

 Evento comemorou os 100 anos de funcionamento do Colégio Barbarigo


A convite do Conselho diretivo da Aes-Ccc, Itália, o Superintendente do MEPES - Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo, Sr. Idalgizo Monequi, realizou uma apresentação sobre o histórico dos trabalhos do MEPES e seus impactos na educação, saúde e Ação Comunitária em um encontro de comemoração de 100 anos de funcionamento do Colégio Barbarigo, na cidade de Padova, onde padre Humberto fez o seu curso secundário, contando com a participação de várias autoridades políticas e eclesiais, assim como de representantes de várias instituições e pessoas que apoiaram a AES e MEPES ao longo da sua história.

 

O encontro contou com a presença especial das irmãs, sobrinhas e amigos de padre Humberto. Este encontro teve como objetivo principal, o resgate da memória de padre Humberto, por meios de duas ações e obras realizadas na Itália, no MEPES (ES) e na FUNACI (PI), além de reforçar e construir novos laços de intercâmbio e cooperação com os amigos italianos.

 

Além desse encontro, participamos de outros eventos importantes de jovens estudantes italianos, visitas a empreendimentos agrícolas e do agroturismo, indústrias e reuniões com os representantes da AES para a construção de projetos futuros de cooperação entre Itália x MEPES - Espírito Santo e Funaci Antonio Dante Civiero - Piaui.

 

Participaram comigo desta viagem a ex-aluna da EFA de Castelo Senhora Fernanda Cuman Salve TOMAZINI e mais 06 pessoas da FUNACI-PI, dentre elas o presidente Paulo Cruz, a superintendente Vânia, Mariano e Jessé (jornalistas) e Joaquim, ex-aluno daquela instituição irmã do MEPES, ambas criadas pelo nosso saudoso Padre Humberto Pietrogrande.

 

Queremos agradecer imensamente aos membros da Instituição AES e parentes de Padre Humberto pela acolhida, atenção e hospedagem que nos proporcionaram com muito carinho em suas próprias residências, como se estivéssemos em nossas próprias casas. Nosso muito Obrigado!

 

Desses encontros ficou acertado a realização de três ações de intercâmbio para o próximo ano: a ida a Itália de um Grupo de estudantes das EFAS do Mepes, da FUNACI-Pi e da AEFARO-RO em maio, a vinda de um grupo de jovens italianos ao Mepes em agosto e,ainda a ida de um grupo com a equipe da Tv Gazeta Sul para conhecer as atividades do agroturismo na Itália, entre outros projetos de cooperação que serão elaborados nos próximos meses.

 

Confira a galeria de fotos em:
https://flic.kr/s/aHsmJnpu88