" Os cuidados básicos de saúde devem ser assegurados por um conjunto harmonioso de serviços - prevenção, tratamento e promoção - baseados ao mesmo tempo, na comunidade e no indivíduo."

Ir. Carmélia Cotta.
0
Funcionários
0
Pacientes Atendidos em 2019
0
Leitos

E-mail

hma@mepes.org.br

Telefone

(28) 3536-1150

Facebook

https://www.facebook.com/hma.mepes

Instagram

COMISsÕES

CCIH

Comissão de Controle de Infecção Hospitalar

CRPVO

Comissão de Revisão de Prontuários e Verificação de Óbitos

CEE

Comissão de Ética de Enfermagem

CFT

Comissão de Farmácia e Terapêutica

CT

Comitê Transfusional

NSP

Núcleo de Segurança do Paciente

CHA

Comissão de humanização da Assistência

CIPA

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

CMMN

Comissão de Mortalidade Materna e Neonatal

CO-SAC

Comissão de Ouvidoria - Serviço de Atendimento ao Cliente

PARTICIPAÇÃO EM CONSELHOS

Conselho Municipal do Idoso

2 Participantes

Conselho Municipal de Segurança

2 Participantes

Conselho Municipal de Saúde

2 Participantes

Conselho Municipal de Assistência Social

2 Participantes

Conselho Estadual de Saúde

1 Participante

TRABALHAMOS COM OS PLANOS

MISSÃO

Promoção Integral da Pessoa Humana através de ação comunitária gratuita, numa ampla atitude inerente à saúde, atendendo a média complexidade, urgência e emergência.

VISÃO

Tornar-se referencial de excelência em saúde no estado do espírito santo, buscando oferecer serviço de qualidade, promovendo ações básicas de saúde e atendimento humanizado através de parcerias com órgãos públicos e empresas privadas.

Hospital e Maternidade Anchieta

O MEPES tem um setor que cuida da saúde na sua área de abrangência. É um setor que surgiu como resposta à necessidade de um povo que sofria com a carência de recursos para cuidar da própria vida. Nasceu com metas bem definidas e com um sistema de abordagem dos problemas da saúde muito simples, eficaz e envolvente da comunidade.continuada individual e grupal, em sua sede e outros locais.

O trabalho que o MEPES realiza na área de saúde foi programado após pesquisas nas comunidades rurais de sua área de atuação, composta dos Municípios de Anchieta, Alfredo Chaves, Iconha, Rio Novo do Sul e Piúma. As pesquisas realizadas entre 66 e 68 revelaram claramente que os grupos humanos destas regiões tinham problemas comuns de saúde que só variavam em graus. Esses problemas incluíam: Baixo nível de saúde; atitudes e hábitos culturais prejudiciais; poucos recursos econômicos; educacionais; habitacionais; saneamento básico inexistente, pobreza de transporte e comunicações.

O acesso ao médico e a serviços de saúde era quase impossível. Havia apenas um médico na área, também ele comprometido com a vida política (deputado estadual). Muitos passos foram dados para a implantação do Centro Comunitário de Saúde, tendo sido os iniciais, os contatos com as lideranças das Comunidades, a formação de uma equipe de saúde, na qual se destaca o trabalho pioneiro de 3 médicos e de uma equipe que ministrava cursos volantes de culinária, alimentação e higiene; a criação, em 1970, da maternidade Anchieta, muito simples, com recursos mínimos, conforme a Comunidade podia oferecer, mas, com um grande objetivo: educação e assistência higiênico-sanitária das gestantes, das puérperas, das parturientes e recém-nascidos das áreas mais pobres. 

Para a  eficiência do serviço sanitário-comunitário impunha-se também a conjugação dos mini-postos com um centro médico que pudesse atender aos grupos prioritários e à população em geral. Após muitos trabalhos do DAC do MEPES para a motivação das Comunidades e suas lideranças, foi feita uma longa negociação do MEPES com o Governo da Holanda (através da CEBEMO) do qual resultou um convênio que garantiu ao MEPES  parte substancial de recursos para financiamento da contrução de um pequeno Hospital. Este foi inaugurado em primeiro de março de 1975.

NOTÍCIAS DO HOSPITAL

Voluntários

Conheça os Projetos Sociais e Grupos de Voluntários que contribuem com ações em prol do Hospital e Maternidade Anchieta.

FONTES DE RECURSOS PARA SAÚDE

Comunidade
8.85%
Prestação de Serviços Particulares
3.36%
Prefeitura Municipal de Anchieta
52.79%
SUS
31.7%
Governo do Estado
3.3%

PARCEIROS DO HOSPITAL