Manual Jovem Empreendedor Rural

Jovens empreendedores rurais, interessados em abrir e consolidar o próprio negócio, agora poderão esclarecer dúvidas sobre como investir no campo com a ajuda de um manual elaborado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). O Manual Jovem Empreendedor Rural foi lançado nesta terça-feira (7), durante live no Facebook do Ministério.

O manual traz todo o passo a passo – com informações desde como fazer a aquisição de terras e todas as suas possíveis implicações até dicas práticas de produção, qualidade, sustentabilidade e economia.
Ao mencionar a importância da publicação, a secretária nacional da juventude destaca os desafios enfrentados pelo público-alvo do manual. “São muitas as dúvidas sobre como empreender no campo, como quais são as leis que o jovem rural está sujeito, como ele consegue uma linha crédito, por exemplo, ou como comercializa um produto artesanal cumprindo todas as regras”, explica.

O manual, dividido em duas partes, mostra uma “linha do tempo” experimentada pelo jovem que está começando a empreender no meio rural. A publicação também apresenta – para cada etapa destacada – informações básicas acerca da formalização das atividades desde a ótica da produção familiar. Além disso, o documento destaca diferentes aspectos do empreendedorismo no meio rural, tais como os processos de produção sustentável, o uso de novas tecnologias aplicadas ao campo e as diferentes formas de comercializar produtos e de se estabelecer no mercado.
Para a Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), responsável pela elaboração do material, a publicação se faz necessária pelo contexto socioeconômico revelado pelo último Censo Agropecuário. O levantamento apontou que a agricultura familiar é a base da economia de 90% dos municípios brasileiros com até 20 mil habitantes.

“Buscamos sempre alcançar o jovem que está na ponta, em localidades mais distantes, que, muitas vezes, não tem oportunidade e nem acesso ao conhecimento necessário para crescer como poderia, aproveitando todo o seu potencial. Esse manual pode fazer toda a diferença na vida da juventude do campo”, comentou a titular da SNJ.

Outra preocupação é o declínio da sucessão na agricultura familiar, em razão da saída dos jovens do campo, que migram para os centros urbanos em busca de melhores condições de vida.

“Sabemos que são necessárias políticas de infraestrutura, acesso à internet e educação para esses jovens, por isso demos esse primeiro passo, que vai ajudar a avançar as outras etapas. Esperamos, assim, ajudar a juventude que deseja empreender no campo a ter qualidade de vida, diminuindo o êxodo rural”, afirmou a secretária.

Acesse o Manual Jovem Empreendedor Rural

Créditos:
Governo Federal
Assessoria de Comunicação Social do MMFDH

Deixe um comentário